Nossa História

Há 20 anos atendendo crianças em vulnerabilidade social!

A AFETO, que integra o Programa ’Selando Parcerias’ da Prefeitura de Vinhedo, faz um trabalho no campo da proteção social básica, com a finalidade de prevenir situações de risco, por meio do desenvolvimento de potencialidades, bem como do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e vem se transformando em um forte pilar na proteção e desenvolvimento de crianças com diferentes níveis de vulnerabilidade e a sua interação com a sociedade.

Fundada em 14 de julho de 2003, a Afeto ingressou no ‘Selando Parcerias’ a partir de 2011, o que possibilitou a melhoria da sua estrutura e atendimento das necessidades das crianças. Atualmente, a parceria com a Afeto é para o atendimento de 60 crianças de 6 a 12 anos, 30 por período.

Afeto atua na proteção básica de crianças

 

A entidade busca oferecer o que as crianças normalmente não teriam acesso e tirá-las da situação de risco. Mas a Afeto quer ir além. O seu papel é totalmente diferente da escola, por ter um número reduzido de crianças e uma equipe multidisciplinar. Após identificar a situação de vulnerabilidade, pensa em ações para prevenir ou extinguir riscos, evitar rupturas que possam levar a institucionalização, assegurar a satisfação das necessidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais das crianças, além de reforçar as competências pessoais dos responsáveis, oferecer recursos para desenvolver valores e, assim, fortalecer vínculos familiares, que apoiem as famílias no papel de cuidador e protetor. O serviço é complementar ao PAIF e PAEFI com o intuito de contribuir para autonomia das famílias.

Os educadores da entidade oferecem às crianças oficina de informática, de culinária, brinquedoteca, ecobrinquedoteca, artes, horta, contação de história e o programa ‘Vivendo Valores’, no qual são trabalhados os valores das crianças, com brincadeiras dirigidas.

A AFETO tem ainda a colaboração de voluntários, como professor de informática, karatê, capoeira e aikido.  Às quartas feiras outro voluntário auxilia a cozinheira, que se soma aos nove colaboradores da entidade.

Missão

Ofertar espaço de convívio para as crianças de forma gratuita, continuada e permanente que contribua para o desenvolvimento de suas habilidades, bem como a elaboração de ações que fortaleçam a relação familiar, contribuindo para a prevenção e proteção à situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social.

Visão

Ser uma associação sustentável, que garanta a assistência e promoção de forma perene e planejada dos direitos da criança.

Valores

Afeto, ética, transparência, responsabilidade, integridade, comprometimento, respeito à diversidade e fraternidade.

voltar